Risco de colapso: CREA recomenda proibição de recarga de carros elétricos em garagens de prédios
- Martin Lopes
- 18 de jun. de 2025
- 1 min de leitura

Recentemente postei aqui que Coréia e Grécia limitaram carregamento de veículos elétricos em determinados locais para evitar incêndios.
Em 09/2024, o Corpo de Bombeiros de SP informou que está trabalhando no sentido de impor um regramento para a questão, devido ao aumento de ocorrências, a dificuldade extrema de extinção do incêndio, a geração imensa de gases tóxicos e a facilidade de reignição do veículo elétrico.
Agora, O CREA-SE emitiu uma Nota Técnica com alerta contundente: a recarga de veículos elétricos em garagens subterrâneas, sob pilotis ou em ambientes fechados de edificações existentes representa risco estrutural severo, com possibilidade de colapso parcial ou total das estruturas.
A nota responde a uma solicitação do MP de SE e analisa os perigos relacionados ao aumento de temperatura em incêndios envolvendo baterias de íons de lítio — comuns em carros elétricos. Segundo o documento, essas baterias podem ultrapassar 1.000ºC em caso de incêndio, comprometendo profundamente a resistência dos materiais usados em construções tradicionais, como o concreto. A partir de 600ºC o concreto perde mais da metade de sua resistência à compressão.
Recomendações:
1. Proibição da recarga em garagens internas de prédios residenciais, comerciais, shopping centers, hospitais, escolas, academias, cinemas, teatros, entre outros tipos de edificações.
2. Instalação de estações de recarga em áreas abertas, externas às edificações.
3. Distanciamento mínimo de 3 metros entre os veículos durante a recarga, ou barreiras físicas para evitar propagação de incêndio.

Comentários